Cinco dicas de como reduzir o consumo de energia usando automação residencial

Além do conforto e praticidade, tecnologias de automação podem impactar na conta de luz do consumidor

 

A Nice, multinacional italiana líder e referência em automação residencial e segurança eletrônica, separou cinco dicas de como a automação pode ser uma aliada para a redução no consumo de energia, utilizando, por exemplo, um ecossistema inteligente. Confira abaixo:

 

1. Iluminação

Um dos usos mais recorrentes no consumo de energia em uma residência são as lâmpadas. Com a automação, é possível gerenciar a iluminação, utilizando o sistema para apagar ou acender as luzes automaticamente e de forma programada, evitando o desperdício. O sistema Yubii Home da Nice permite administrar, por meio de celular e em qualquer lugar, as ações em horários e dias pré-estabelecidos, proporcionando redução no consumo de energia.

 

2. Ar-condicionado

Este é provavelmente um dos equipamentos que mais pesam na conta de luz no final do mês, devido ao seu alto consumo de energia. O sistema de ar-condicionado pode ser integrado ao sistema de automação da residência e acionado de maneira combinada com sensores de temperatura – dessa forma, equilibra o uso do aparelho, mantendo os ambientes agradáveis.

 

3. Persianas e cortinas

Ambientes com pouca iluminação nos levam a acionar mais o uso de lâmpadas e onerar a conta de luz. Por meio da automação de persianas e cortinas em um sistema de smart home, é possível aproveitar o máximo de luminosidade e temperatura naturais, evitando o uso desnecessário de iluminação artificial, aparelhos de ar-condicionado ou até sistemas de aquecimento. A Nice possui soluções completas de controle de luminosidade natural por meio de automação de janelas, persianas, cortinas e toldos integrados ao sistema Yubii Home, que pode ser combinado com sensores para obter o máximo de eficiência energética.

 

4. Equipamentos

Regular o consumo dos aparelhos é uma das formas de reduzir o consumo de energia. Controlar o tempo de uso programando para ligar e desligar impacta diretamente no desperdício, pois evita o uso demasiado ou, até mesmo, o esquecimento. As casas inteligentes permitem aos moradores desligarem qualquer equipamento que estiver consumindo energia à qualquer hora de qualquer lugar, ou, então, desligar todos os equipamentos de uma só vez com apenas um comando de voz ou pelo celular.

 

5. Irrigação de jardim

Economizar água também impacta no consumo da energia elétrica, já que vivemos uma crise hídrica com os reservatórios de água sofrendo esvaziamento, o que torna a produção energética mais difícil e cara. Muito utilizado nos projetos paisagísticos em residências, prédios comerciais, shoppings e áreas de lazer, o sistema de automação de irrigação de jardins permite gerenciar a quantidade de água suficiente para cada plantação, além de programar os dias e horários para acionamento das tarefas nos locais do jardim que demandam água. Ainda é possível adaptar o sistema utilizando a captação de água de reuso para ter uma eficiência sustentável.

 

Seguindo essas dicas, é possível, além de confortável e prático, economizar na conta de luz no final do mês e contribuir para a diminuição da crise hídrica e energética utilizando os serviços de automação.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros posts

Inscreva-se em nossa newsletter

Preencha o formulário ao lado para receber nossos conteúdos em seu e-mail.
Não enviamos nenhum tipo de spam.
Acompanhe-nos
NICE BRASIL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS