Como escolher um leitor facial? 5 dicas para ajudar na sua decisão

  • Nice
  • >
  • #NiceNews
  • >
  • Como escolher um leitor facial? 5 dicas para ajudar na sua decisão

Tecnologia utilizada no controle de acesso possui alto grau de confidenciabilidade e agilidade na identificação

Os leitores faciais oferecem uma série de vantagens em relação aos antigos equipamentos de controle de acesso, como cartão com código de barras, cartão magnético e digitais. Com a tecnologia e a inserção da biometria nos equipamentos de segurança residencial e predial, os leitores faciais ganharam uma série de vantagens em relação à segurança.

Atualmente é possível encontrar no mercado modelos capazes de fazer o reconhecimento facial em menos de 0,2 segundos, com precisão de 99% e ainda ajudar nos protocolos de segurança contra o Covid-19, com a identificação do uso ou não de máscaras. A Nice, fabricante global de soluções em Smart Home, segurança, e automação residencial e predial, possui vários modelos, como o FR300 e FRR1010. Investir em um leitor facial é manter sua propriedade e família mais protegidas.

 

Como funciona um leitor facial?

A tecnologia de leitura facial utiliza 80 pontos nodais do rosto, como cumprimento, largura e ossos do nariz, do maxilar, o formato dos olhos, maçãs do rosto e boca. Com isso, o sistema faz um mapeamento geométrico de diversas características de uma face. Essas informações são transformadas em códigos criptografados armazenando-os em uma base de dados. É possível afirmar que a incidência de erros nesse tipo de software é praticamente nula. A tecnologia é tão precisa que realiza a identificação até mesmo de irmãos gêmeos.

Roubar ou fraudar dados da biometria facial de uma pessoa é muito mais complexo do que uma senha ou impressão digital, por exemplo, o que faz com que esse seja um recurso mais forte e individualizado de controlar o acesso e protegê-lo também.

 

Vantagens de escolher o reconhecimento facial como controle de acesso

Além de ser utilizado para o controle de acesso, o leitor facial também possibilita mapear a localização de uma pessoa por meio de câmeras de segurança, o que faz essa tecnologia se sobressair às demais biometrias, por exemplo, a impressão digital.

O mercado dispõe atualmente de diversos modelos, mas como escolher o leitor facial ideal? Para auxiliar na hora da compra, a Nice destaca informações sobre as principais características de um leitor facial. Confira:

 

• Considere o fluxo de acesso

É importante considerar que existem produtos com capacidade distintas de armazenamento. O mercado conta com leitores faciais que atendem às residências privadas e aos empreendimentos com grande fluxo de pessoas. Na hora de escolher o produto, avalie o fluxo de acesso do local. O modelo FRR1010 da Nice permite a memorização de até 10 mil faces, 100 mil cartões Mifare e 8 mil eventos com imagem off-line.

 

• Compare as funcionalidades

Obviamente a principal função do leitor facial é a liberação do acesso por meio da identificação facial, visando o máximo de segurança. Sendo assim, ao escolher um leitor facial, é interessante verificar as funcionalidades adicionais, como a identificação do uso ou não de máscara, a velocidade da identificação facial e a precisão do aparelho que aumenta conforme as tecnologias disponíveis, como o reconhecimento 3D e câmeras infravermelhas. O FR300 da Nice, por exemplo, permite o gerenciamento de registro com update em tempo real e gravação local.

 

• Custo x Benefício

Você vai encontrar no mercado diversos leitores faciais com diferentes custos. É importante avaliar se as funcionalidades do equipamento estão de acordo com suas necessidades, pois, quanto mais funcionalidades, maior o preço.

 

• Confira o tamanho e o design do leitor facial

Uma característica que vale a pena conferir antes de comprar qualquer equipamento é o tamanho, já que você precisará de um espaço físico que comporte o dispositivo. Há disponível no mercado leitores faciais de diferentes tamanhos e design, podendo tornar-se, além de um agente de segurança, também um adereço ao ambiente. Para locais que já contam com sistema de controle de acesso, o leitor facial é também uma forma de modernizar o espaço. A Nice possui como diferencial em seus produtos o design e tecnologia italianos, além da estética elegante e sofisticada.

 

• Recursos Extras de Segurança

O sistema de leitura facial permite um maior monitoramento do ambiente, sendo possível identificar todas as pessoas, funcionários e visitantes que tiveram acesso ao local, podendo mapear o tempo de permanência e a frequência. Qualquer indivíduo que não tenha acesso ou permissão para circulação será captado pelo sistema de reconhecimento, que imediatamente notificará os responsáveis.

Portanto, o sistema de reconhecimento facial é o grande aliado na agilidade do controle de acesso e na segurança patrimonial e predial. Além disso, são fáceis de programar e de integrar aos sistemas de automação existentes no ambiente.

A Nice tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas, simplificando os movimentos do dia a dia com total segurança e máximo conforto. O amplo portfólio de soluções de alto desempenho da Nice permite projetar um ambiente conectado, eficiente e protegido.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros posts

Inscreva-se em nossa newsletter

Preencha o formulário ao lado para receber nossos conteúdos em seu e-mail.
Não enviamos nenhum tipo de spam.
Acompanhe-nos
NICE BRASIL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS