Como uma casa inteligente pode melhorar o consumo de energia e reduzir as contas

As soluções da Nice ajudam os consumidores a serem mais sustentáveis de forma fácil e personalizada, adaptando-se às suas necessidades do dia a dia.

Em um mundo que está em rápida evolução, onde a consciência ambiental está em ascensão, é crucial que indivíduos e empresas contribuam ativamente para práticas sustentáveis. De acordo com a U.S. Energy Information Administration (EIA), o consumo global de eletricidade continua a aumentar e em um ritmo mais rápido do que o crescimento da população global, com impacto negativo no meio ambiente.

Em linha com os objetivos da Agenda 2030 da ONU, a Nice, empresa líder global em soluções de gestão doméstica, aposta em sistemas que fomentem a redução do impacto ambiental, combatam o desperdício de energia e sejam produzidos com especial enfoque no equilíbrio ecológico do planeta. A Nice desenvolve projetos que otimizam o gerenciamento da luz natural e do calor, implementa sistemas de controle de consumo de energia através de comandos que controlam o aquecimento, o resfriamento e a iluminação e monitoramento de cargas elétricas, além de oferecer sistemas integrados que permitem a administração integral dos edifícios e melhoram a qualidade de vida de seus moradores.

Conforme mostrado pelo ranking do IndexMundi.com, sobre o consumo de eletricidade que compara 204 países do mundo, o Brasil está na 8ª posição com 509,1 bilhões de kWH, com uma população estimada de 214,3 milhões, entre os países menos virtuosos. Em um nível per capita, o consumo de eletricidade é mais prevalente em casa: o aquecedor de água, a lavadora e secadora, a iluminação e a geladeira são os maiores consumidores de eletricidade. Por isso, é a partir do empenho de cada um e de uma gestão mais racional dos consumos domésticos que se pode fazer uma grande diferença para o planeta.

“Ao automatizar processos e utilizar dados em tempo real, as casas inteligentes permitem uma economia significativa de energia, reduzindo o impacto ambiental e os custos de serviços públicos. Na Nice, temos o orgulho de oferecer uma gama de soluções com qualidade de ponta. À medida que enfrentamos os desafios impostos pelas mudanças climáticas, é imperativo que priorizemos o gerenciamento de energia e as práticas sustentáveis. Ao adotar soluções domésticas inteligentes, como as oferecidas por nossos produtos, capacitamos os proprietários de residências no Brasil a assumir o controle de seu uso de energia, reduzir custos e contribuir para um futuro mais verde”, afirma Hector Trabucco, Diretor Geral da Nice Brasil e América Latina.

Essa economia no consumo de energia trazida pelas casas inteligentes não traz benefícios apenas para o meio-ambiente, ela impacta diretamente o bolso do consumidor, principalmente considerando as bandeiras tarifárias implementadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Segundo especialistas, a redução no consumo pode chegar a até 35%.

A Nice ofere às pessoas soluções conectadas que podem trabalhar juntas para o objetivo comum de fornecer um ecossistema doméstico inteligente abrangente e integrado e otimizar o uso de energia. O coração da experiência de casa inteligente de Nice é o Yubii Home, um gateway que gerencia e se comunica com todos os dispositivos inteligentes – recebe dados de sensores, os processa e fornece uma saída para executar as ações apropriadas. Graças à integração com uma ampla gama de sensores, interfaces e sistemas de automação, o Yubii Home pode gerenciar e controlar todos os aplicativos domésticos, devido à sua compatibilidade com uma ampla gama de dispositivos de terceiros. Com o controle inteligente de aquecimento e iluminação e monitoramento de cargas elétricas, os usuários podem diminuir o consumo de energia doméstica, reduzir contas e minimizar o impacto no meio ambiente.

Aqui estão algumas soluções da Nice e três dicas que auxiliam na melhoria dos espaços e dispositivos domésticos de maneira inteligente:

 

  1. Otimização da noite para o dia: persianas e venezianas podem ser abertas e fechadas individualmente, ou em grupos diferenciados, com um único comando graças ao módulo Door/Window-Control que, trabalhando em conjunto com o kit Heat-Control, pode ajudar a equilibrar a climatização de espaços específicos e regular a temperatura de forma eficiente, considerando portas ou janelas abertas. Além disso, para controlar dispositivos conectados, como eletrodomésticos, o ecossistema Nice pode ser integrado ao módulo On/Off-Control, que é equipado com a funcionalidade de medição de consumo de energia e potência ativa. Esquecer a luz acesa não será mais um desperdício de energia graças ao aplicativo Yubii App.

 

  1. Controlar o consumo real dos eletrodomésticos: as pessoas podem economizar energia e dinheiro apenas usando um Plug-Control, a tomada inteligente para dispositivos elétricos com medição de consumo de energia que também permite o controle remoto de todos os aparelhos; e um Smart-Control, um pequeno dispositivo universal, fácil de instalar, para tornar os dispositivos padrão inteligentes. Esta é a solução perfeita e econômica para quem deseja medir o consumo de cada aparelho conectado em casa. As funções Smart-Control também são fáceis de acessar e gerenciar remotamente através do aplicativo Yubii. Graças ao ecossistema Nice, as pessoas podem planejar facilmente o acionamento dos eletrodomésticos que mais consomem eletricidade em casa, como aquecedor de água, lavadora e secadora, lava-louças e iluminação, para programar seu uso nos horários mais baratos de o dia e evitar picos de consumo de energia.

 

  1. Se uma casa estiver equipada com painéis fotovoltaicos, a Nice oferece a possibilidade de otimizar a eletricidade gerada e programar o sistema Yubii para que ele aproveite o excedente de energia solar, auxiliando consequentemente na economia de energia ao usuário, e ao mesmo tempo reduzindo o impacto no meio ambiente. É possível conectar o Yubii Home ao inversor – o dispositivo que transforma a corrente contínua produzida pelos módulos fotovoltaicos em corrente alternada e a alimenta na rede elétrica doméstica – para gerenciar a energia produzida da melhor forma. O Yubii Home pode ser programado para controlar o equilíbrio entre produção e consumo por meio do aplicativo Yubii. Desta forma, o excesso de energia é utilizado em diversas aplicações do dia a dia, como a rega automática de jardins ou o carregamento das baterias de um veículo ou de um eletrodoméstico.

 

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Outros posts

Inscreva-se em nossa newsletter

Preencha o formulário ao lado para receber nossos conteúdos em seu e-mail.
Não enviamos nenhum tipo de spam.