Quatro excelentes motivos para você ter uma smart home

  • Nice
  • >
  • #NiceNews
  • >
  • Quatro excelentes motivos para você ter uma smart home

Do controle do ar-condicionado ao portão da garagem, das câmeras de segurança à iluminação. Entenda o que é uma smart home e como ela vai facilitar o seu dia a dia

Nada mal contar com a ajuda de uma assistente virtual para as atividades domésticas rotineiras, como acender a luz ou desligar eletrodomésticos, ou até mesmo controlar a temperatura do ar-condicionado, não acha? Isso é perfeitamente possível quando se tem uma smart home.

As casas inteligentes já saíram das obras de ficção e hoje estão em muitos lares pelo mundo e pelo Brasil. É uma tendência que vem chamando a atenção de quem busca praticidade, conforto, segurança e, até mesmo, mais economia na conta de energia.

Segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), publicados pela revista Forbes, o Brasil tinha entre 1,4 milhão e 3,2 milhões de casas inteligentes no ano de 2020.

Mas você sabe, realmente, o que é uma smart home e como ela funciona? Se ainda não está totalmente familiarizado com o tema, não se preocupe! Preparamos este artigo para explicar direitinho como a tecnologia possibilita que a casa do futuro esteja ao seu alcance. E mais! Vamos dar quatro motivos para você ter a sua. Confira!

 

O seu lar conectado

Foi no ano de 1898 que Nikola Tesla desenvolveu o precursor do controle remoto, a partir da utilização de ondas de rádio no direcionamento de um barco de brinquedo. Assim começa a história da automação, sistema que, atualmente, permite incluirmos a smart home em nossos sonhos de consumo.

Esse termo surgiu em 1984, tendo sido criado pela Associação Americana de Construtores. De lá para cá, o que antes parecia inacessível hoje vem se popularizando, com preços que cabem no bolso. A casa inteligente se realiza a partir de um sistema automatizado e interligado a diferentes equipamentos. Tais dispositivos são conectados à internet, para que seja possível o controle à distância, via smartphone ou comandos de voz.

É o casamento perfeito entre tecnologia e conectividade facilitando demais o dia a dia. Você pode, ainda da rua e por meio de um simples aplicativo de celular, programar o ar-condicionado, encontrando a temperatura ideal ao chegar em casa. E esse é apenas uma das tantas possibilidades.

Quer saber como funciona essa estrutura automatizada que representa não apenas praticidade e acessibilidade, mas também promove segurança? Siga a leitura e vai entender direitinho!

 

Como funciona uma smart home

Para que tudo funcione, em primeiro lugar, é fundamental ter uma boa conexão Wi-Fi, com abrangência em todos os cômodos. É essa rede que vai garantir ao usuário se conectar e comandar esses aparelhos utilizando voz, smartphone, smartwatch, sensor de presença, entre outros dispositivos.

O sistema é personalizável, de acordo com as necessidades dos moradores. Ele pode controlar, de qualquer lugar, eletrodomésticos, iluminação, temperatura, multimídia, segurança, janelas e portas. Imagine regular a intensidade da luz de cada ambiente e programar o horário em que serão desligadas? É muito conforto.

Só que para garantir uma operação correta, a instalação deve ser feita por profissionais especializados. Eles vão garantir a modificação adequada da fiação elétrica, para que a automação faça parte da casa. Além disso, são necessárias certas adaptações no que se refere ao projeto arquitetônico da residência. Dessa forma, se define quais os equipamentos ideais e os ambientes onde serão colocados.

Portanto, sempre busque serviços de qualidade para tarefas tão importantes e que vão assegurar o melhor aproveitamento dessas facilidades que a casa inteligente proporciona.

 

Conheça alguns dispositivos

Existem diversas opções de dispositivos e tecnologias que permitem a uma casa ser inteligente. E eles já estão disponíveis por valores nada assustadores. Vamos conhecer alguns?

 

Assistentes virtuais

A Alexa, da Amazon, e o Google Assistente, são os principais exemplares dessa categoria disponíveis no mercado e podem ser instalados nos diferentes ambientes da casa.

Esses equipamentos respondem ao comando de voz para reproduzir a música da sua preferência, informar sobre a hora e o tempo, acender ou apagar as luzes, controlar a TV, dentre inúmeras outras tarefas.

O sistema ainda é capaz de fazer pesquisas na internet, programar alarmes, além de contar piadas e fazer imitações. Quem tem um desses assistentes, ama!

 

Sensores de portas e janelas

Os sensores captam o movimento de portas e janelas quando são abertas ou fechadas. Dessa forma, são emitidas notificações em tempo real, via smartphone, para controle e segurança da residência e dos moradores.

É possível integrar esses sensores a outros dispositivos, como lâmpadas e televisores. Assim, as luzes são acesas e a TV ligada quando a porta abrir, por exemplo. E olhe só: eles podem ser instalados em gavetas, armários de remédio, cofres e garagens.

 

Lâmpadas inteligentes

Essas já passaram a fazer parte da lista de acessórios mais procurados pelos consumidores, devido à redução no consumo de energia. Elas podem ser ligadas e desligadas via aplicativo de celular, sem falar na integração a um sistema capaz de organizar o funcionamento de todos os modelos compatíveis.

 

Câmeras de segurança Wi-Fi

As câmeras Wi-Fi têm a chance de serem instaladas por toda a casa, estruturando o monitoramento a distância. São excelentes para proteger a família e o patrimônio.

Também existem modelos para a função de babá eletrônica e vigiar animais, com visão noturna e áudio bidirecional. As imagens são gravadas na nuvem, em alta resolução, e compartilhadas em tempo real nos aplicativos móveis.

 

O investimento vale a pena

Hoje, a tecnologia das smart homes está consolidada em países EUA e China. No contexto americano, as casas conectadas movimentam cerca de US$ 25 bilhões. O Brasil vem em 11º lugar no ranking, mas é considerado um mercado potencial, com projeção de chegar a US$ 3,1 bilhões em 2025.

E o motivo para tanto crescimento está nos muitos benefícios proporcionados aos usuários. Dê só uma olhada!

 

Conforto e praticidade

Investir em uma casa inteligente é sinônimo de funcionalidade. Isso porque, dos eletrodomésticos ao sistema de vigilância, os equipamentos ganham operação simplificada e são ajustados às necessidades e rotina do lar, agregando bem-estar e qualidade de vida aos moradores.

 

Velocidade e desempenho

O controle e o gerenciamento remotos das tarefas acontece via smartphone ou comando de voz, com agilidade no acesso aos dados e informações, por diferentes usuários. Com tanta tecnologia, as atividades domésticas mais simples ficam mais fáceis de serem realizadas.

 

Segurança

Os modernos e avançados dispositivos que dão vida a uma smart home proporcionam a otimização da segurança nas entradas e saídas da residência.

É possível monitorar a presença de pessoas estranhas na região próxima, contando com o suporte dos sistemas de alarme, câmeras de monitoramento remoto e sensores de portas, portões e janelas.

 

Acessibilidade

Sensores de fumaça emitem alertas de sons e luzes em situações de risco. Assim, pessoas com dificuldades de visão ou audição são capazes de identificar o problema. Quem também possui alguma dificuldade motora, mesmo deitado, consegue apagar a luz pelo comando de voz.

Além disso, a interface intuitiva dos dispositivos é muito democrática. Eles são acessíveis para crianças, idosos, ou qualquer pessoa que nem conheça muito sobre tecnologia.

 

Gostou desse conteúdo? Então navegue pelo nosso site e confira outros artigos especiais sobre smart home, além dos nossos produtos para uma casa moderna, funcional e inteligente!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros posts

Inscreva-se em nossa newsletter

Preencha o formulário ao lado para receber nossos conteúdos em seu e-mail.
Não enviamos nenhum tipo de spam.
Acompanhe-nos
NICE BRASIL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS