Smart Life – Novos modelos de cidades inteligentes, entre Internet das Coisas, segurança e automação

  • Nice
  • >
  • #NiceNews
  • >
  • Smart Life – Novos modelos de cidades inteligentes, entre Internet das Coisas, segurança e automação

Com o tempo, o conceito de Cidade Inteligente mudou e evoluiu, também em linha com o desenvolvimento da inovação tecnológica. Após o período de lockdown, muitos saldos no setor de planejamento urbano mudaram e isso obviamente também afetou as Cidades Inteligentes. Se na esfera pessoal a emergência nos forçou a seguir um ritmo mais lento, fazendo-nos desistir de algumas das atividades frenéticas com as quais estávamos acostumados, na esfera social e coletiva, por outro lado, pressionou o acelerador nos processos digitais. transformação e adoção de novas tecnologias e dispositivos de IoT – Internet das Coisas, ou seja, objetos “inteligentes” interconectados entre si, a fim de trocar as informações coletadas e processadas.

Hoje, as palavras-chave mais relevantes do novo modelo de Cidade Inteligente são segurança, eficiência, inclusão e sustentabilidade: é, portanto, uma questão de criar cidades cada vez mais digitalizadas e conectadas que colocam o cidadão, sua saúde e bem-estar no centro, e que são capazes de usar os dados e as necessidades do ambiente urbano por meio de novas tecnologias para fornecer serviços e soluções apropriados.

Sobre esse tema, que está constantemente evoluindo e se desenvolvendo em uma lógica de tentativa e erro, é interessante a opinião de Carlo Ratti, arquiteto e designer, diretor do Laboratório Senseable City do MIT em Boston

As cidades são há séculos os principais polos de experimentação social, a partir das cidades-estados italianas na Idade Média. Atualmente, diante da revolução físico-digital da Internet das Coisas, a inovação urbana é mais do que nunca necessária. Ao mesmo tempo, tecnologias como reconhecimento facial, monitoramento de dados por telefone ou a mobilidade autoguiada estão levantando sérias questões éticas. O importante é que haja discussão e envolvimento cívico sobre o assunto, para que possamos continuar nossos experimentos em inovação urbana e não construir uma barreira ou passar por cima dela. em silêncio. Uma nova linguagem sobre essas questões será fundamental para um novo futuro urbano “.

A chave para o crescimento das Cidades Inteligentes dependerá amplamente do uso do sistema Internet das Coisas, que garante rastreabilidade, monitoramento e coleta de dados. Graças à Internet das Coisas, agora é possível coletar grandes quantidades de informações para desenvolver serviços valiosos ou de utilidade pública, de estacionamento inteligente a controle de qualidade do ar, de iluminação inteligente a mobilidade inteligente, de gerenciamento de água a controles estruturais.

Mais especificamente, as tecnologias que estão sendo implementadas agora, dizem respeito principalmente a gerenciamento de mobilidade, iluminação pública, monitoramento ambiental, bem como segurança e controle do território.

Nesse contexto, a Nice está na vanguarda da contribuição para a transformação inteligente e automatizada das cidades. Um exemplo disso é o projeto recém-lançado para a transformação inteligente da cidade de San Marino (Itália), que começará nos estacionamentos desenvolvidos por nosso cliente, ParkIt, com quem já colaboramos no aeroporto de Ciampino, em Roma. Neste projeto, a Nice fornecerá cancelas rodoviárias e automações, garantindo um sistema totalmente digital, graças ao uso de barreiras com o sistema de controle de acesso automatizado. A conferência de lançamento foi realizada em 30 de julho e a conclusão dos trabalhos está prevista para o final do ano.

Mais uma vez, a Nice se orgulha de colocar sua tecnologia na vanguarda de projetos inovadores, com o objetivo de melhorar as experiências diárias das pessoas, não apenas em suas casas, mas também em contextos urbanos.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros posts

Inscreva-se em nossa newsletter

Preencha o formulário ao lado para receber nossos conteúdos em seu e-mail.
Não enviamos nenhum tipo de spam.
Acompanhe-nos
NICE BRASIL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS